Luis Maluf

Vinicius Parisi

Vinicius Parisi, b.1991

Formado em Design de Produto, o artista visual paulistano iniciou seu trabalho há mais de 10 anos usando pranchas de surf, como base de suas pinturas. A partir daí começou a se projetar no mercado de arte em exposições coletivas itinerantes, culminando com sua primeira exibição na Universidade de São Paulo. Por dois anos, entre 2013 e 2015, também desenvolveu projetos no mercado da moda, com ilustrações assinadas para uma reconhecida marca internacional.
Utilizando-se da forma e figura feminina como veículo para dialogar em suas pinturas, Parisi convida o seu observador a uma reflexão individualizada do seu próprio eu. Essa ideia é reforçada pela construção de seus suportes através da pesquisa de diferentes materiais como concreto, madeira, azulejo, vidro, entre outros.
A analogia criada entre imagem e suporte tem o objetivo de imergir em um universo muito particular tanto o artista quanto cada pessoa que absorve seu trabalho – cada um usando de seu repertório pessoal – como se pudéssemos observar e exteriorizar através de uma linguagem matérica o estado físico dos nossos sentimentos.
“Meu principal objetivo é que as pessoas possam discutir com seus próprios pensamentos, ideias e crenças. Que em um primeiro momento se coloquem como parte integrante do trabalho através da semelhança e forma da imagem humana ali expressos. E que em um segundo possam relacionar sua construção e materialidade com experiências, sentimentos e questões de âmbito totalmente particular.”
Desde 2015, Parisi participa de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.
“Eu sempre acreditei na arte como meio para transformação. Existem diversos assuntos, argumentos e posicionamentos dentro da arte contemporânea. A minha poética está diretamente relacionada a um olhar para dentro, introspectivo, com o intuito de provocar reflexões que posteriormente possam despertar possíveis mudanças.”