"FIGUR[AÇÃO] DE 2 – ANDRE BRUNHARO & PEDRO PEZTE"

Figura: ato de tornar alguém ou algo visível pela utilização de meios gráficos, pictóricos, plásticos etc.

  A figuração como meio é um dos assuntos apontados nessa mostra. Num duo formado pelos artistas: André Brunharo e Pedro Pezte, a mostra “FIGURA[ação] de 2”, apresenta duas  propostas e duas poéticas muito distintas. Enquanto uma é minimalista, com cores puras, perspectivas, ponto de fuga e um acabamento cirúrgico, a outra é pautada no excesso, nas texturas, nas sobreposições, nos índices, e signos. E essas diferenças, dialogam na diversidade e intertextualidades que a atual produção artística possibilita.

A origem da arte figurativa remonta vários séculos de existência humana, de modo que as pinturas rupestres já indicavam a necessidade do homem de expressar emoções, sentimentos e de “copiar” ou reproduzir figuras da natureza. Desde então, durante séculos, a arte visual esteve muito influenciada pelo estilo figurativista, forma de expressar na arte por meio de representações miméticas da realidade.

As sobreposições de camadas, o micro e o macro e a gestualidade, no caos organizado de Pedro Pezte,dialoga diretamente com o apuro técnico, as anamorfoses, as distorções e o caráter industrial de André Brunharo. Se  díspares  nos processos e poéticas, no conceito, apontam harmoniosamente para figuração  como possibilidade no fluxo artístico contemporâneo.

(Francisco Rosa)

- VIRTUAL TOUR THROUGH THE EXHIBITION -

This content requires HTML5/CSS3, WebGL, or Adobe Flash Player Version 9 or higher.

CATÁLOGO

+ infos e obras que foram expostas

em breve

- FOTOS -

Start typing and press Enter to search

EXPOSIÇNAO QUARTA PAREDEVinicius_Parisi