"ZAPPING – ALEXANDRE ORION"

Composta por 17 obras, a exposição do artista multimídia Alexandre Orion, revela um incômodo visual, uma falta. Construídas em peças de PVC expandido recortadas, a cor turquesa aplicada como background resulta em um efeito similar – em técnica e conceito – ao do cromaqui de televisão: aquilo que se vê (ou que se escolhe ver) é sempre uma construção.

O turquesa é usado em todas as peças propondo uma relação conceitual com a ausência, a abstração, a invisibilidade e, até mesmo, com a camuflagem e mimetismo. Como no cromaqui usado nos falsos cenários, o espectador pode preencher esse vazio, com a imagem mental que melhor lhe convier.

“A obra Inimigo Número Um, por exemplo, apresenta um rosto pintado com os olhos vazados, dando a impressão de ser uma máscara. O que pressupõe que você pode vesti-la, ou colocá-la em qualquer um que você queira. A ideia é fazer alusão ao inimigo cultural – aquele que é inventado de forma midiática. O inimigo da vez, quem escolhe é quem vê: podem ser um imigrante de outra cultura, ou o próprio observador”, explica o artista Alexandre Orion.

Paralelamente, a exposição apresenta uma relação explícita com a velocidade e a repetição. Com imagens dispostas repetidamente quadro a quadro, Orion disseca o movimento à semelhança dos arquivos conhecidos como GIFs, amplamente utilizados nas redes sociais. Com isso, provoca uma reflexão sobre o frenesi e liquidez com o qual a sociedade contemporânea se relaciona com as imagens e com a identidade humana diante dos vínculos criados entre as pessoas nessas interfaces. “A nossa reação às imagens foi reduzida a uma relação de superfície – de cliques. Somos espectadores impacientes e evasivos. Não fruímos a imagem, pelo contrário, a consumimos, como se absorvêssemos a imagem ao clicar duplamente nela, ao corrê-la pra cima da tela, muitas vezes utilizamos apenas um mecanismo compulsivo de repetição.”

- Exposição Virtual -

This content requires HTML5/CSS3, WebGL, or Adobe Flash Player Version 9 or higher.

CATÁLOGO

+ infos e obras que foram expostas

em breve

- FOTOS -

Start typing and press Enter to search