Luis Maluf

UM PONTO DE VISTA – EDU CARDOSO

UM PONTO DE VISTA

Edu Cardoso

 

Fugir do caos é, também, se aproximar da cidade, é entender o tempo e perceber as particularidades do olhar. Em Um Ponto de Vista, Edu Cardoso apresenta ao observador uma ascensão do “simples”, expande seu repertório com base na experiência realista e adentra uma nova narrativa.

O artista caminha na contramão do sistema moderno, que entende o indivíduo como ser inerente à cidade, e se posiciona como um espectador, traduzindo o que há de mais poético nos detalhes corriqueiros, que por vezes passam desapercebidos por serem considerados banais.

Como em uma espécie de passeio bucólico, é possível voltar-se para uma atmosfera distorcida pelo cotidiano, e contemplar a visão ingênua e um tanto lúdica da cidade de Avaré, no interior de São Paulo, palco para as cenas apresentadas na exposição.

Neste contexto, Edu Cardoso ressignifica o mundo exterior e divaga progressivamente na tríade de sua pesquisa, que une o realismo fantástico aos ambientes físico e onírico. Assim sendo, propõe ao interlocutor um novo ponto de vista, em que a intervenção não é necessariamente visual, mas sim, subjetiva.