Anthony James

OBRAS
BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

BAIXAR CV

Anthony James nasceu em 1974, na Inglaterra.

Aos 20 anos ingressou na Central Saint Martins College of Art and Design e, após se formar, viveu por períodos em Nova York, Los Angeles e Munique. James aponta que, por ter vivido sua infância inserido no caos da Inglaterra dos anos 70 e 80 , seu trabalho guinou para as possibilidades de um “caos invertido”, comprometido com o formalismo e o minimalismo.

Os processos de cristalização natural possuem papel fundamental em sua criação. Através de programas de computador o artista e sua equipe conseguem simular as características da formação dos policristais na natureza, encontrando na digitalização uma maneira orgânica de se criar formas e ligamentos espontâneos muito próximos aos naturais. O projeto toma forma física através de materiais inusitados e convencionais (como metais e vidros) modelados através processos industriais, alta tecnologia e, em alguns casos, técnicas que possuem séculos de idade.

Tendo sido exposta por inúmeros lugares ao redor do Mundo, a obra de James é tanto uma experiência metafísica quanto mundana, ao materializar a ideia de infinito do nosso inconsciente coletivo nos convida à interpretar as capacidades da nossa percepção interna e externa. Em suas palavras: “Há uma simplicidade minimalista em meu trabalho que, ainda assim, expressa algo infinito – é um paradoxo pluralista. Eu procurei demonstrar de maneira visual o colossalmente vasto e o infinitesimalmente pequeno – o cosmos e sua divindade unidos em um.”