BIOGRAFIA

BAIXAR CV

Edu Cardoso nasceu em Avaré, cidade do interior de São Paulo, em 1981.

Começou a demonstrar interesse por arte já na pré-escola, através de livros de ilustração infantis, principalmente nas ilustrações de Ricardo Azevedo e Hans Budwegg. O artista conta que acreditava que aqueles desenhos eram do quintal de sua casa e que ficava esperando os personagens aparecerem a qualquer momento. Com a chegada da adolescência entrou de cabeça nos quadrinhos e na cultura pop, começou a desenhar muito e se interessou por música, que tomou a maior parte do seu tempo por alguns anos. No início da fase adulta passa a aprofundar seus estudos em pintura e tinta óleo.

Cardoso reinventa e evolui sua técnica de maneira progressiva e paralelamente às suas temáticas. O artista entende o indivíduo como ser inerente à cidade, posicionando-se como espectador e traduzindo o que há de mais poético nos detalhes corriqueiros. Personagens irreais são inseridos em cenários cotidianos, criando uma atmosfera onírica e folclórica que deixa turvos os limites do mundo palpável.

Neste contexto, a obra de Edu Cardoso ressignifica o mundo exterior ao propor a absorção entre a fantasia atemporal e a realidade contemporânea, divagando progressivamente na tríade de sua pesquisa, que une o realismo fantástico aos ambientes físico e onírico, propondo ao espectador um novo ponto de vista, em que a intervenção não é necessariamente visual, mas sim, subjetiva.