BIOGRAFIA

BAIXAR CV

Marck nasceu em Zurich, em 1964.

Quando criança Marck foi pego pela polícia espalhando lambe-lambes de seus desenhos pelas ruas. Desde então sua criatividade e inspiração artística possibilitaram sua inserção em inúmeros ramos da criação, seja na música, na produção de vídeos e nas artes visuais. Aos 16 anos desiste de entrar no faculdade de arte, que considerava muito conservadora, e parte para Nova York onde passa a ter mais contato com esculturas e vídeos.

Seu processo criativo dura de 3 a 4 meses desde a concepção da ideia. Através de intensa observação o artista capta imagens que serão trabalhadas e reconfiguradas até chegarem no resultado desejado e depois serão “exibidos” em suportes desenvolvidos junto de sua equipe. MARCK insere seu trabalho nos limites entre vídeo e instalação, com ênfase em suas peças com água, em que uma mulher se move dentro de um tanque. As obras confundem o espectador entre o que está fisicamente presente e o que é apenas um vídeo, abordando temáticas como a materialidade e a virtualidade.

Para Marck arte deve ser “um alimento para alma que encoraje as pessoas a questionar de maneira crítica as perspectivas da normalidade”. Ao utilizar de maneira perspicaz as ferramentas que a tecnologia dispõe, sua obra não entrega apenas um efeito lúdico e intrigante: antes disso, discute os limites da percepção dos nossos sentidos e nossa relação com as bordas criadas pelos enquadramentos reais e virtuais.