Marie-Luce Nadal

OBRAS
BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

BAIXAR CV

Marie-Luce Nadal nasceu em 1984, em Paris.

Em sua infância, Nadal observava os processos de “modificação do clima” que seu avô utilizava para fazer chover ao atirar nas nuvens acima dos vinhedos da família e isso a inspirou nos anos seguintes de sua vida e carreira. Formou-se em arquitetura e cenografia e é artista do Palais de Tokyo, entrando no mundo da ciência pela primeira vez com um estágio na prestigiada Universidade Pierre and Marie Curie.

Ao longo de suas viagens, Nadal desenvolveu um sistema que lhe permitiu captar partículas reais de nuvens e resíduos elétricos de tempestades, reduzindo sua essência efêmera a extratos químicos. Através de seu processo, a artista pode encapsular nuvens e criar paisagens artificiais a partir de uma perspectiva científica, explorando a obsessão humana em controlar o seu entorno e domar a natureza ao mesmo tempo em que reflete as potências lúdicas e mágicas dessas interferências.

Marie-Luce se posiciona como uma espécie de alquimista contemporânea, usando a ciência como ferramenta para revelar os anseios da humanidade por um controle cartesiano da natureza e do divino. Sua obra é um convite para contemplar as grandeza dos feitos de nossa espécie e, ao mesmo tempo, refletir sobre nossas responsabilidades diante da autoridade que exercemos perante as forças naturais que regem o nosso meio ambiente.