Vinícius Parisi

OBRAS
BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

BAIXAR CV

Vini Parisi nasceu em São Paulo, em 1991.

Suas primeiras manifestações artísticas foram aos 19 anos, influenciado pela prática do surfe e a paixão pelo esporte ele relata que as pranchas de surfe foram os primeiros suportes para suas experimentações na pintura. Aos 23 anos forma-se em design de produto e inicia um aprofundamento em sua técnica e poética que, com a passagem do tempo, amadurecem para conectar-se com questões mais pessoais e conceituais.

Seu processo criativo é dinâmico e interdisciplinar, sendo dividido entre conceito, projeto e prática. Em cada etapa Parisi faz a intersecção de inúmeros processos, passando por fotografias e sketches, a definição e construção do suporte e a pintura final. Através da figuração e das possibilidades de intervenção, o artista convida o seu espectador a tornar-se um “participante” da obra, o que propõe reflexões sobre identificação, autoria e sobre a atuação da arte como meio de transformação das nossas experiências materiais e sentimentais.

Participando de exposições coletivas e individuais no Brasil e no Mundo, Vini Parisi enxerga a arte diante das responsabilidades que o artista tem ao intervir na sociedade, segundo ele “a arte extrapola o direito e o controle sobre nossos trabalhos e considero isso grandioso”. De maneira introspectiva sua obra é um convite para a integração do espectador com a virtualidade da representação e a intervenção na matéria, propondo a transformação do objeto e de seu manipulador.