Exposição Coletiva

09 de novembro a
17 de dezembro de 2024

Luis Maluf Galeria
Rua Brigadeiro Galvão, 996
Barra Funda, São Paulo, SP

10 Anos – Luis Maluf Galeria de Arte

 

      Aline Bispo Aline Moreno Antonio Bokel Barbara Basseto                               Bu’ú Kennedy Cranio Daniela Busarello Deco Adjiman    Desirée Feldmann Edu Silva Janet Vollebregt Karola Braga    Leandra Espírito Santo Licida Vidal Raphael Sagarra_finok    Shizue Sakamoto Tatiane Freitas    Vhils  Zanini de Zanine

“Sonhar é acordar-se para dentro”, já diria o poeta Mario Quintana. E foi nesse despertar interno que há 10 anos Luis seguia seu instinto e abria a primeira unidade de sua galeria homônima, em São Paulo, um espaço que desde o início teve como propósito incentivar e fomentar a arte contemporânea. Mas a história que celebramos hoje começou anos antes e merece ser rememorada nesta data.

Quando mais novo, Luis morava em um prédio de uso misto, em que funcionavam apartamentos residenciais e também ateliês de artistas, onde aconteciam inúmeros encontros criativos. Era neste ambiente vívido que encontrava conforto, imbuído do cheiro de tinta e das muitas conversas sobre o meio cultural. Ali nascia o sonho de ser artista, que logo aguçou o tino comercial que descobriu como dom. Experimentou-se em algumas áreas relacionadas até decidir empreender. Assim, o jovem de classe média comprou com um colega uma kombi e passou a comercializar obras de artistas que gostava pelas ruas de São Paulo.

A partir dali seu vínculo com as artes desabrochou, tomou muitos rumos e formatos e se consolidou por meio de uma profunda relação desta com a cidade. A arte pública aproximou Luis da arquitetura, do espaço público e de um projeto de sociedade possível. Fez com que se interessasse por tudo que a rodeia, do concreto à natureza, do ruído à subversão. Levou-o a olhar obras e artistas sem pré-conceitos, buscando a diversidade de linguagens, gêneros e formas; além de discussões e reflexões sobre o papel do mercado nesta vasta rede de interconexões.

Investiu tempo e recurso ao inaugurar uma nova unidade da galeria, no bairro da Barra Funda, equilibrando o lado comercial e conceitual e dando, inclusive, mais ênfase na produção nacional e em projetos inovadores e necessários, como a Residência Artística, que entra agora em sua quarta edição, expandindo as possibilidades do fazer artístico e da educação e formação de artistas visuais ao redor do País.

Nesse caminho, seu olhar atento encontrou o de muitos artistas que possuem entre suas linhas de pesquisa a ideia de território, seja ele celeste ou terreno. Que através da arte, desenvolvem obras a fim de discutir tais universos e suas relações com o mundo. Esse processo rico e plural fez dessa trajetória, e consequentemente desta celebração, possíveis. Para esta data, artistas representados hoje pela Luis Maluf Galeria de Arte desenvolveram obras inéditas, todas interligadas à trajetória do fundador, mas também que conversam com a espacialidade da região onde estamos inseridos. Assim, a coletiva apresentada na unidade Barra Funda é uma reflexão e um convite a pensarmos sobre esse vasto universo criativo e multidisciplinar que nos rodeia interna e externamente.

 

— Ana Carolina Ralston