Cria

GUILHERME KID

CRIA

02 de Jul – 13 de Ago 2022
R. Peixoto Gomide, 1887, Jardins

Guilherme Kid, nascido e criado em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. É artista urbano e artista plástico. Seu trabalho retrata o subúrbio e a periferia, em seus aspectos socias, culturais e do cotidiano. O artista faz agora sua primeira individual na Unidade Jardins da Galeria Luis Maluf, com texto curatorial de Lorraine Mendes, contemplando obras inéditas de sua produção mais recente.

Visite a exposição de segunda a sexta das 10h às 19h, e aos sábados das 11h às 17h, na Galeria Luis Maluf  – Rua Peixoto Gomide, 1887, Jardins

Cria

Guilherme Kid

Quem sai aos seus não degenera

Guilherme Kid ao apresentar sua primeira exposição individual, CRIA, nos dá a oportunidade de visualizar a força e capacidade de criação que vem do subúrbio carioca. O subúrbio de Kid é da Zona Oeste, do bairro de Realengo.

Tratando da particularidade de seu território, o artista nos convida para uma mesa de bar, um ensaio de quadra, uma festa de aniversário. E ao aceitar o convite, abrimos um latão na Central do Brasil para cruzar a cidade pelo Ramal Santa Cruz, passando pela Mangueira, Engenho de Dentro, Madureira, Deodoro, chegando quase em Bangu, pelo berço do futebol e do samba, através daqueles que ousam ter felicidade apesar do que a cidade oferece a quem é periférico.

Ao desembarcar na estação, nos deparamos com a beleza e a alegria. Mas uma beleza forte e uma alegria teimosa. Do tio relíquia, que não renuncia à tradição, das formas de arrumar os cabelos e se vestir, dos jeitos de portar o corpo e gingar com as palavras. A beleza e exuberância que debocham de certos códigos sociais mais próprios ao asfalto da Zona Sul e que brilham. Brilham como porta bandeira em dia de desfile. Aquela que com o porte altivo, sorriso no rosto, sustenta o peso de seu próprio corpo e vestimenta e carrega, no pavilhão de sua agremiação, a testemunha da força criadora que a trouxe até aqui.

Tratando da particularidade de seu território, Kid nos convida a olhar o mundo. Só que a partir de uma outra mirada. Não veremos aqui o Rio para o turista, exótico e com uma exuberância de fácil e imediato entendimento. Este é o Rio que se cria, que é cria.

Texto de Lorraine Mendes

SOBRE O ARTISTA

Guilherme Kid, nascido e criado em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro.

É artista urbano e artista plástico. Seu trabalho retrata o subúrbio e a periferia, em seus aspectos socias, culturais e do cotidiano. o camelô, a barraca de açaí, as crianças jogando bola e soltando pipa, a feira, o botequim, diversos personagens e cenários são retratados em suas obras. Sempre com o intuito de
retratar o povo periférico como protagonistas de suas obras.

Por ser um artista da periferia ,se sente na necessidade de falar sobre a opressão do sistema, oriundo da herança colonial que assombra o Brasil. Portanto, as lutas são constantemente retratadas em seus trabalhos, denunciando as terríveis causas da desigualdade social no país.

E assim, através de variadas estruturas como paredes, telas, papelão e outros demais materiais em que desejar obter experiências, Guilherme Kid põe em prática o seu jeito de ver o mundo.