Luiz Escañuela

OBRAS
BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

BAIXAR CV

Luiz Escañuela nasceu em 1993, na cidade de São Caetano do Sul.

Desde os 6 anos de idade treina desenhos de observação e a dinâmica das cores. Formou-se em design gráfico e concebeu sua primeira série de obras autorais aos 20 anos, quando começou a estudar artes visuais. Em seus estudos Escañuela entra a fundo nas teorias da arte contemporânea, desenvolvendo uma linha de pesquisa onde passa a usar sua técnica a favor de narrativas conceituais.

Seu trabalho toma como diretriz principal o primor minucioso da técnica hiper-realista à óleo unido às experimentações teóricas sobre a representação anatômica, inserindo-a em novos contextos e lugares. O artista utiliza a representação como um instrumento que converge com a iconografia brasileira para o desenvolvimento de novas narrativas plásticas e conceituais. Ao trabalhar a artesania da técnica junto à temáticas de denúncia, o trabalho converge em possibilidades de fascínio e reflexão que a pintura figurativa ainda desperta nas pessoas, sejam elas entusiastas ou leigas em arte.

Tensionando os limites entre o micro e o macro e as características dialéticas entre o corpo e seu ambiente, sua obra propõe a concepção do ser humano como espécie e ser social, buscando as propriedades da pele e do corpo em justaposição à temáticas históricas, iconográficas e cartográficas brasileiras. Para Escañuela o artista precisa estar atento às questões do seu tempo ao investigar a produção de tempos anteriores, analisando as possibilidades de se propor o novo e o disruptivo.